O Prefeito de Posse, Paulo Roberto Marques de Souza, também Presidente da Junta, foi representado pela Secretária Municipal de Administração Amanda Amaral da Mata, que juntamente com as demais autoridades fizeram a composição da mesa; Carolina Augusto de Assis Brasileiro-Secretária da Junta de Serviço Militar 210,Dr. Carlos Raimundo Lucas Batista-Delegado Regional de Policia Civil, Soldado Valdir  de Lima Freitas- Bombeiro Militar -Representante do  3ºPBM, Zootecnista Guilherme José de Carvalho-Diretor de nutrição do Zoológico de Brasília, e Coordenador  do Curso de Zootecnia da UPIS, Dimas Antônio de Araújo- Presidente do SINDISEMP representando o Dr. José Gouveia de Araújo-Prefeito recém  eleito do Município de Posse, Ruth Veiga-Secretária Municipal de Educação, e Alisson Gouveia.

O Compromisso á Bandeira se deu, após a Secretária da Junta de serviço militar Carolina, ler aos presentes um documento lembrando a responsabilidade dos jovens para com a pátria. “Prometo estar sempre pronto, a cumprir com minhas obrigações militares, a dedicar-me inteiramente aos interesses da pátria…” Segundo a Secretária, entretanto, esse procedimento não significa que o cidadão esteja totalmente dispensado dos deveres militares, uma vez que permanece,  até os 45 anos, a obrigatoriedade para com o serviço militar, que é de servir uma das três forças: Marinha, Exercito e Aeronáutica. E o alistamento militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino no período de 1 de janeiro a 31 de maio do ano em que completar 18 anos, na Junta de Serviço Militar. A dispensa militar é caracterizada  pelo fato de haver um excesso de cidadãos para abastecer as Forças Armadas, em função do aumento da população, ocorre pelo excesso de contingente e no caso de Posse, por ser um município não tributário, razão pela qual os jovens são dispensados automaticamente, por não haver nenhum quartel na região. O próximo evento se dará entre novembro e dezembro, com a presença do Delegado do Serviço Militar no DF, Coronel Alexandre Tavares Casali. 

Ao fazer o uso da palavra, os componentes da mesa incentivavam os jovens dispensados para que investissem cada vez mais na educação como um requisito essencial para as novas descobertas que o mundo globalizado exige.

O ato solene foi conduzido por Ivan Carlos Brasileiro-Coordenador Municipal da Defesa Civil. O encerramento da cerimônia culminou com a entrega dos certificados aos jovens, na sequencia  todos  se degustaram  de um grande e saboroso coquetel.

 

Confira as fotos do evento

 

Por: Ivan Carlos Brasileiro