O Evento, de idealização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, teve inicio na tarde da ultima  quarta-feira (5),  no Vila Vida e contou com a presença do Vice-Prefeito- Alex Soares dos Santos, Secretário Municipal do Meio Ambiente Rafael- Lagreca de Melo, o Secretário de Ação Social Hallison Gouvea Monteiro, a Ambientalista Enir Inês Denardin Representando a Pastoral da Criança, Padre Valdson-Pároco da Igreja Sagrada Família, e os Coordenadores do Vila Vida- Adriano , Sergio Alves de Oliveira e demais autoridades do seguimento de educação.

Na ocasião, a Ambientalista Enir Inês apresentou o Projeto “ RAINHA VERDE “  Trabalho em Missão pela Ecologia e Tradição, que nasceu no seio de lideranças da Pastoral da Criança, do município de Posse, como objetivo máximo: "ajudar a construir um mundo melhor".

Na sequencia, os estudantes das Escolas Municipais fizeram apresentações com movimento  coreográficos  de um roteiro que abordava a vida e a morte de um rio e de tudo que estava em sua volta, declamações e poesias e um coral do Colégio Estadual Dom Prudêncio sob a regência da Professora Cremilda da Silva com a canção “É Tempo de Ser Feliz”.

O evento foi encerrado , com o plantio de algumas mudas , merecendo destaque a Moringa, de grande valor nutritivo  e de uso medicinal, sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais Cálcio que o leite, duas vezes a proteína do Iogurte, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, três vezes mais potássio que a banana, 27% de proteína equivalente à carne de boi; Mais ferro que o espinafre; Vitaminas presentes: A, B ( tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e betacaroteno. Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco. E o None, que segundo os profissionais de Saúde da Área de Genética Nutrigemônica, se mostrou eficaz no combate contra o câncer.

Na manhã da quinta- feira(6), foi realizada  uma grande caminhada  envolvendo as Escolas Municipais e uma particular parceira do município, tendo como ponto de partida a Praça dos três Poderes, percorrendo a Av. Dr. Antônio Marcos Gouveia ate a Praça da Matriz, se fazendo presente a Secretária Municipal de Educação-Leila Aparecida Menezes de Araújo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Rafael Lagreca, o Diretor da Escola  Adventista Cleiton Ribeiro de Sousa, a Coordenadora Pedagógica Adriana dos Santos Marinho e os professores Rosa Maria da Silva, Elda Rita da Silva Santos, Rejane Wening da Silva, Maria Gomes da Silva, Maria de Fátima Ferreira Ramos Santana, Vilázio Dias de Santana e os Monitores Rosemeire Carvalho de Souza e Neilande José Barbosa da Conceição e os professores: Maria de Fatima Brandão Souza, Paula Martins, Marilene Dalpiva, Vilma Janete de Almeida da Escola Municipal Avani Pereira da Rosa e Silva.

Durante o percurso os estudantes chamavam a atenção para a preservação dos animais em extinção, reciclagem-compre essa ideia, e o respeito pela flora. Na ocasião, foram entregues centenas de envelopes contendo  sementes de Girassol de Jardim Amarelo Anão.

O ápice do evento se deu no transcorrer do encerramento na Praça da Matriz Senhora Santana, pela voz angelical dos alunos da Escola Adventista, que emocionaram a todos com a música: Terra Azul. "Terra azul, Terra Azul, Vou fazer a minha parte Preservando a sua cor. Terra Azul, Terra Azul, Meu planeta colorido Vou lhe dar bem mais amor".

Ao termino da apresentação, o Secretário de Meio Ambiente e Presidente do CODEMA- Rafael Lagreca, diz: "Em prol do meio ambiente não existe credo, cor, ideologia politica  e nem posição econômica. Todos se uniram em defesa do meio ambiente".

"sabemos da necessidade urgente da preservação do meio ambiente, que soa em conjunto com a sustentabilidade.  Mas tenho plena  consciência de que nada disso conseguiremos se não conscientizarmos o nosso povo. E só existe um meio possível de conscientização: através da educação de qualidade a começar pela base". Enfatizou o Vice-Prefeito Alex Soares dos Santos.

Confira as fotos dos eventos

Fotos da caminhada

Fotos da palestra