Esta é a primeira ação realizada naquela comunidade logo no início da Gestão 2013 à 2016, de uma serie de muitas outras que irão acontecer no município. O Prefeito José Gouveia de Araújo fez questão de acompanhar de perto os serviços ali prestados.

A população foi atendida com  Operação tapa buracos, limpeza, roçado e retirada de entulhos das Ruas e, das áreas designadas a praças e imediações das Escolas pelo suporte de um contingente, material e humano, que realizavam também troca de lâmpadas e manutenção preventiva do suporte e  do relê acoplado ao poste, o Posto de Saúde com aferição de pressão e atendimento médico, recebendo com dignidade as pessoas com dificuldade de locomoção até a sede do município, localizado a cerca de 30 km. A comunidade, estimada em quase 2 mil habitantes, vêem esta nova administração como um florão de esperanças.

Troca de lâmpadas

""

Limpeza das ruas e praças

Na ocasião, Gouveia visitou a Escola Estadual José Fernandes de Castro , onde recebeu uma calorosa acolhida por parte da Diretora Irani Aparecida de Oliveira Silva, que fez questão de apresentá-lo aos alunos do 5º ao 9º Ano, como o primeiro administrador público municipal a visitar aquela Unidade de Ensino. Mesmo não sendo da jurisdição municipal, o Prefeito interagiu com os jovens estudantes que reivindicaram por uma cobertura na quadra de esportes, melhoramento em algumas estradas e até mesmo do ônibus que transporta os alunos da comunidade Macaúbas e, também água potável para todos. O Gestor admirado com a jovialidade e a formação dos professores os parabenizou, a exemplo de Thomaz Pablo Silva de Sales, professor das disciplinas de Educação Física, Arte, Inglês e Geografia.

Visita as escolas

“Podemos realizar benfeitorias neste Colégio  em parceria com o Estado”. Diz Gouveia, enfatizando que as escolas estejam em perfeita ordem para receber os jovens aprendizes, e que a educação no município esta no rumo certo, já que no prazo de 2 anos o IF Goiano, estará apto a oferecer uma serie de cursos técnicos, mestrado e doutorado.
“Emergencialmente nos iremos resolver a questão da água para que seja tratada”. Conclui-o o Prefeito.

A Diretora Irani diz: "Se tivéssemos água, poderíamos plantar hortaliças". Na sequencia o prefeito se dirigiu para a Escola Municipal Fausto Barbosa de Sousa, recém entregue a comunidade, tida como modelo no meio rural.

O Líder comunitário Luiz Firmino Barbosa, no intuito de atender aos anseios da comunidade como prioridade de gestão através do projeto "Água Tratada para Todos" convidou Gouveia para que conhecesse as águas do Rio Sumidorzinho, doce ,mansa e 100% pura, como uma provável fonte de captação de abastecimento do Pov. Barbosilândia, sanando assim de uma vez por todas a problemática maior da região, que até hoje é obrigada a consumir o precioso liquido oriundo de uma barragem de qualidade duvidosa e, insuficiente para atender a demanda no período seco do ano.

""

Prefeito Gouveia visita rio que poderá resolver o problema da água tratada no Povoado

Confira as fotos das ações de cidadania

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro