Secretários visitam viveiro municipal
Última atualização em 09 outubro 2013 às 00h00

Na comitiva, também se fazia presente o Senhor Joaquim Cravinote, que juntamente com as autoridades acima citadas foram recebidas de forma calorosa pelo representante do "Projeto Posse Mais Verde", Sr. Alexandre Chalegle, que explicou sobre as atividades desenvolvidas no Viveiro, como: coleta de sementes, produção de mudas de forração(graminhas em geral, plantas pequenas e floridas, ornamentais) , arbustos(vegetação de baixa estatura) e arbóreas(árvores de grande porte)
O Viveiro Municipal possui uma área de aproximadamente 12 hectares, e esta localizado próximo a saída para o cemitério. O Viveiro tem como objetivo, atender a demanda de arborização do município em praças, canteiros e rotatórias situados nos vãos de Ruas e Avenidas, passeios públicos, nascentes, e recuperação de áreas degradadas no meio rural.
Segundo Chalegle, o Viveiro, terá uma demanda para produzir cerca de 5 mil mudas por ano, e inúmeras espécies exóticas por contar com uma infraestrutura necessária como: estufa, irrigação pré-definida em jato circular e gotejamento.
Com isso, a atual gestão pretende em um curto prazo fazer com que Posse, seja a cidade mais arborizada do Nordeste Goiano, amenizando a sensação térmica provocada pela onda de calor no período de julho a outubro, em que a umidade do ar é comparada a do deserto, e atrair pássaros que se encontram em extinção através do plantio de árvores frutíferas, amenizar a poluição sonora e do ar, frear a perda de água pela evaporação, na folhagem e no solo, ajudando assim a preservar também seu maior manancial d’ água, o aquífero Caiçara, córregos e riachos que desaguam nos rios Prata e Água Quente.
Segundo o Prefeito José Gouveia de Araujo, em entrevista concedida ao site da prefeitura na terça-feira 07 de outubro, enfatizando que no Viveiro Municipal encontra-se em fase experimental a Horta em Sistema Mandala, que tem não só um bonito desenho de canteiros mas também é eficiente na produtividade e ajuda o planeta a ficar saudável. Se referindo o Prefeito Gouveia, a facilidade de manejo pelo seu canteiro ter formato circular e, conforme for projetado o caminho em sua volta, facilitará seu manejo, irrigação e colheita.
A pretensão do Prefeito, é ampliar o numero de Horta em Sistema Mandala, pelo resultado positivo de melhor aproveitamento da água em sua irrigação e melhor aproveitamento de espaços de terra e uma produção mais concentrada e diversificada, diminuindo o índice de praga e preservando o meio ambiente. E em curto prazo repassar a técnica ao pequeno agricultor(Agricultura familiar), quilombolas, assentados, portadores de necessidades especiais através de um curso que será criado, e os alimentos ali produzidos serão repassados para as Creches, Hospital Municipal e outras entidades filantrópicas.
"Penso que existem inúmeras medidas de melhoria que podem ser tomadas, e esta é uma delas . Quem sabe, poderia também inserir neste projeto, menores infratores através de parceria com o MP, como uma alternativa de vida para esses jovens no melhoramento do caráter, na formação de cidadãos". Concluiu o Prefeito.
Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro