Teve início ontem na Escola Municipal Dr. Joaquim, no setor Buenos Aires, as ações do Programa de Prevenção do Tracoma, realizado em parceria da Secretaria Municipal de Saúde, NVE e ESF com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde.

As Escolas Eva Rosa e a escola do Povoado Cachimbo participarão do programa nesta quarta-feira. O objetivo é constatar a eliminação da doença no Brasil, resultado de anos de campanhas e prevenção.

O que é Tracoma?

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos. Ela é causada por uma bactéria chamada Chlamydia Trachomatis. Ocorre mais em crianças e apesar de ser facilmente tratada, é a maior causadora de cegueira evitável do mundo.

O exame do tracoma é feito clinicamente, por meio da observação da parte interna superior da pálpebra (eversão). As pessoas que contraem o tracoma apresenta vários pontinhos, consequentes da inflamação provocada pela doença. O tratamento é simples: basta a ingestão de dose única do antibiótico Azitromicina.

O Tracoma quando não tratado precocemente leva a cegueira e outras complicações. A prevenção se dá através da lavagem das mãos e do rosto com água e sabão, três vezes ao dia.

A prevenção sempre é o melhor remédio! Juntos por uma saúde melhor.